13 de ago. de 2010

Nec plus ultra

O tempo não passa de uma ilusão. Einstein nos disse. O que os físicos quanticos e Einstein afirmam é que tudo esta acontecendo simultaneamente. Se você entender que não existe tempo e aceitar esse conceito, verá que tudo o que possa vir a querer no futuro já existe. 
Não há tempo e não há tamanho para o Universo. 

"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes)

Newton propõe uma doutrina condensada em duas proposições: 1) há um tempo real, absoluto e matemático, que se escoa uniformemente em virtude de sua própria natureza, independentemente de qualquer circunstância exterior; 2) há um espaço absoluto, que permanece sempre o mesmo, em virtude de sua própria natureza, independentemente de circunstâncias exteriores, e imóvel. 

Quando Einstein publicou a Teoria da Relatividade, sua noção filosófica era: tudo, sob certos aspectos, é relativo. Seu ponto de partida era não considerar o tempo e o espaço como absolutos, como ele mesmo escreveu '' a separação do tempo e do espaço é uma teoria ilusória, pois eles se interpenetram''. Isolar esses dois elementos é como mutilar o pensamento, pois tempo e espaço não se separam, eles são relativos, se unem dando origem a uma quarta dimensão do mundo. 

Ora, se o tempo  é relativo, os acontecimentos podem ser denominados simultâneos, e como cada observador tem seu próprio tempo, dois acontecimentos que, ocorridos em lugares diversos, são simultâneos para um observador, não são para outro. Tudo depende do observador, a ordem temporal dos acontecimentos depende parcialmente do observador, não é sempre uma ordenação intrínseca dos acontecimentos.

O tempo cósmico e universal, que eram considerados como certos, não é mais admissível. Para cada corpo existe uma ordenação temporal definida pelos acontecimentos ao seu redor. Nossa própria exeperiência, é governada pelo tempo de nosso corpo. Como permanecemos aproximadamente em repouso sobre a Terra, os tempos próprios, dos diferentes seres humanos podem ser considerados como o tempo terrestre.     
 

Um comentário:

Anônimo disse...

mandita, vc viajou!!! hahahaha